quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Dinâmicas - Descobrir emoções e sentimentos



Estamos preparando uma aula sobre auto-conhecimento e auto-aceitação. Pedimos ajuda a Alice Lírio e ela nos encaminhou essas dinâmicas ótimas. Vejam:

DESCOBRIR EMOÇÕES E SENTIMENTOS

Atividade 20. Medos, Medinhos & Medões

TIPO DE ATIVIDADE: Oral / Dinâmica de Grupo

IDADE SUGERIDA: Todas

OBJETIVO: Identificar nossos medos e sua intensidade; propor modos de lidar com eles.

MATERIAL:

* Pedaços de papel (1/6 do tam. A4), três para cada aluno e lápis.
* Três caixas de tamanhos diferentes. Folha de papel manilha.

COMO APLICAR:

1. Todos sentem medo, em alguma ocasião. Inicie um diálogo contando um medo que você tem ou tinha. Converse um pouco sobre como são nossos medos, o que sentimos e o que eles nos levam a fazer.
2. Há medos de vários tamanhos. Crie um ambiente em que todos possam falar sem constrangimento.
3. Convide todos a escolherem um de seus grandes medos, um medo médio e um pequeno medo e esceverem ou desenharem, cada um num papel. O medão deve ser colocado na caixa grande, o medo médio na caixa média, e o pequeno na caixa menor.
4. O que nós vamos fazer com estas caixas e com estes medos? Peça sugestões à classe.
1. Obs.: O objetivo não é chegar a uma solução predeterminada. Deixe todos opinarem sobre o assunto, de modo a que cada um pense sobre as alternativas. Ao final, o que o grupo todo resolver será feito. Terá sido a melhor solução? O que acham?
5. A fé nos ajuda a diminuir nossos medos. Vamos colocar nossa fé no lugar de nossos medos? Escreva num papel manilha uma mensagem de fé, e coloque sobre as caixas que contém os medos.


Atividade 19. Rostos


TIPO DE ATIVIDADE: Observação

IDADE SUGERIDA: 05 anos em diante (s/escrita) ou 9 anos em diante

OBJETIVO: Contato e reconhecimento de emoções.

MATERIAL:

* Cartaz (veja explicação abaixo)
* Lápis e folhas de questões para todos.

COMO APLICAR:

1. Recorta fotos ou desenhos de muitos rostos com expressões faciais variadas (alegria, tisteza, espanto, raiva, instatisfação, desconfiança, etc.) colar numa folha de papel kraft e numerar cada rosto. Fixar este cartaz diante da turma.
2. Distribuir as folhas com as questões:
1. Quantos destes rostos estão: -sorrindo? _____ -bravos? _____ -sérios? ____
2. Qual demonstra estar mais alegre? E mais bravo?
3. Você acha que todos estes sorrisos demonstram alegria? Algum parece estar rindo de outra pessoa?
4. Há alguma causa para eles estarem assim. Escolha um rosto e imagine uma causa provável para a emoção que ele mosta.
5. Qual das emoções mostadas no cartaz é mais comum em você? Sabe por quê?
3. Inicie um diálogo sobre o porquê de nossas emoções.



Atividade 21. Saco das Emoções

TIPO DE ATIVIDADE: Oral

IDADE SUGERIDA: 11 anos em diante

OBJETIVO: Perceber as próprias emoções, no contato consigo e com outras pessoas.

MATERIAL:

* Saco de tecido ou plástico opaco, com tiras de questões que sempre começam com O que você sente ao ver..., ou O que você sente ao ouvir..., ou O que sente quando tem a chance de... (em quantidade maior que o númeo de pessoas.)


COMO APLICAR:

1. Formar um círculo de pessoas, que vá passando o saco, e cada um tira uma questão.
2. Quando o saco retorna ao coordenador, na mesma sequência, cada um irá responder.


Atividade 23. Amor / Respeito - Desamor / Desrespeito

TIPO DE ATIVIDADE: Dinâmica de Grupo.

IDADE SUGERIDA: Todas

OBJETIVO: Identificar sentimentos e atitudes de amor e respeito.

MATERIAL:

* Fotos diversas de situações em família e sociedade (desmatamento, trabalho infantil, promoção humana, drogas, prostituição, selecione em função da idade), fita adesiva.
* Dois cartazetes com as frases: AMOR / RESPEITO e DESAMOR / DESRESPEITO


COMO APLICAR:

1. Fixar na lousa os cartazetes e mostrar as fotos misturadas numa caixa.
2. Pedir que cada aluno se aproxime, escolha uma foto e coloque embaixo do cartazete que melhor descreva o sentimento presente naquela foto.
3. Inicie um diálogo sobre os sentimentos que criam a diferença entre aquelas imagens.
4. Como são nossas ações nascidas do amor e do respeito?
5. Amor e respeito estão presentes no mundo em que desejamos viver. Como plantar estas sementes nos locais onde estamos?


Atividade 22. Desenhando Músicas

TIPO DE ATIVIDADE: Sensorial / Desenho

IDADE SUGERIDA: 04 a 15 anos

OBJETIVO: Perceber realidades em duas linguagens difeentes, musical e pictórica.

MATERIAL:

* CD's variados (folclóricos, regionais, wold music, clássicas, etc). Com a turminha menor, experimente "O Vôo do Besouro", de imsky-orsakof, ou o "Trenzinho Caipira", de Villa Lobos.


COMO APLICAR:

1. Colocar uma música para toca. Pedir que todos fechem os olhos por alguns minutos, sentindo o que a música transmite. Desenhar as imagens que esta música nos traz.
2. Montar uma exposição de trabalhos, que todos possam olhar ao som da música.

Obs.: Esta atividade pode ser feita em várias ocasiões, com músicas diferentes.

Atividade 24. Pacote Quente (Variação da batata-quente)

TIPO DE ATIVIDADE: Motora / Intelectiva

IDADE SUGERIDA: 7 anos em diante

OBJETIVO: Refletir sobre quem somos e o que fazemos.

MATERIAL:

* Caixa de sapato contendo "uma surpresa" e embrulhada em cinco jornais sendo que, cada vez que a caixa é embrulhada, cola-se um papel com uma frase a ser completada. (Para isso você vai precisar da caixa, da "surpresa" (um lápis, uma bala) fixada no fundo com fita adesiva para não fazer barulho, folhas de jornal, fita adesiva, pedaços de sulfite com as frases e cola).
* Música animada.


COMO APLICAR:

1. Funciona como uma batata-quente que vai sendo descascada. Todos sentam-se em círculo. A música toca enquanto a caixa passa de mão em mão. Alguém que não esteja olhando põe para tocar ou pára a música. Quando a música pára, quem estive com a caixa deverá desembrulha e completa a frase. O jogo continua até chegar à surpresa.

Sugestões de frases: "Fico contente sempre que..." - "Algo que me deixa muito aborrecido é..." - "Algo que me faz chorar é..." - "Não gosto quando meus pais..." - "Acho que um amigo de verdade..." - "Quando gosto de uma pessoa, eu..." - "Uma pessoa muito importante em minha vida é..." - "Agradeço todos os dias por...".

3 comentários:

  1. Atividades do livro de Rita Foelker - 30 atividades de Educação Em

    ResponderExcluir
  2. olá obrigada pela sua visita ao meu blog. Adorei o seu também, cheio de informações preciosas. Precisamos manter o contato para trocar idéias. Agora que já sei onde é sua casa voltarei sempre. Até breve, bjos.

    ResponderExcluir
  3. É muito legal as dinâmicas.

    ResponderExcluir